A norte do Largo da Misericórdia, situa-se o Hospital de Nossa Senhora da Conceição. Em 1510, ano de fundação desta Misericórdia, a Irmandade anexou o Hospital do Espírito Santo, pertença da Confraria com o mesmo nome. Em 1617, Diogo Pereira, natural de Pontevedra, morador na cidade do Porto mas com uma larga atividade comercial em Vila do Conde, deixou expresso em seu testamento a vontade de fundar um Hospital sob a proteção de Nossa Senhora da Conceição. Este foi construído segundo o Estilo Filipino e entrou em funcionamento em 8 de Maio de 1634.
O desenvolvimento demográfico bem como as novas exigências da Medicina estiveram na origem da construção de um novo Hospital. O actual edifício hospitalar, inaugurado em 1922, em estilo de “Arte Nova”, foi construído no mesmo local do anterior hospital de Diogo Pereira, após a sua demolição.
Pelo Decreto-Lei nº 618/75 de 11 de Novembro, o Hospital de Nossa Senhora da Conceição, pertença desta Santa Casa da Misericórdia, passou a ser administrado pelo Serviço Nacional de Saúde.