Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Operação NORTE 2020: Conforto, qualidade e sustentabilidade

Whatsapp image 2023 12 06 at 16.40.34  1  1 1280 720

No seguimento da candidatura, ao abrigo da operação NORTE-2020 - Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 - de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal, dirigido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e fruto do sucesso em que a concretização prática desta candidatura se tem substanciado na qualidade de vida destes utentes foi, em meados de 2022, confiada e alocada uma verba pública acrescida como reforço para esta candidatura.

Nesta segunda fase, priorizou-se o conforto térmico do espaço, as acessibilidades e a renovação estrutural do Equipamento, nomeadamente, de acordo com o que de seguida se concretizará.

Neste contexto, afigurou-se como oportuno e fundamental intervir, ao nível da caixilharia do Centro, pois a anterior caixilharia de alumínio com vidro simples estava a causar uma enorme perda de eficiência energética, tendo sido substituída por caixilharia de PVC com rotura térmica e vidro duplo.

Ao nível das acessibilidades, a intervenção mais relevante deu-se ao nível do 3º piso do edifício do Lar Residencial, o qual não tinha saída direta para o exterior, apenas por escadas ou elevador, e dado o grau de dependência dos utentes, foi construída uma rampa exterior, para rápida evacuação em cadeiras de rodas ou cama articulada, se necessário.

Foram também remodeladas as instalações sanitárias, as banheiras foram substituídas por bases de chuveiro ao nível do piso, tendo sido também alargadas as portas para uma melhor passagem de cadeiras de rodas ou até mesmo de camas articuladas.

Foi também prioridade o melhoramento do desempenho energético do edifício, através da realização de empreitada de instalação de extensa central fotovoltaica de autoconsumo.

Com vista a proporcionar um melhor serviço aos nossos utentes e melhorar a sua qualidade de vida, procedeu-se também, neste âmbito, à aquisição de diversos equipamentos de lavandaria e desinfeção industrial, forno convector, equipamentos audiovisuais, entre outros.

Tratou-se do aproveitamento de uma oportunidade única em renovar e adaptar à realidade atual um equipamento social já bastante antigo, com avançado estado de degradação, transformando-o num espaço moderno, confortável e acolhedor para os 97 utentes residentes e 155 em CAO que, pela sua condição intrínseca de incapacidade, carecem do melhor e mais humanizado acompanhamento.


Ver Ficha de Projeto.

 

imagem
imagem
imagem

imagem

11 de Dezembro de 2023