Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Cuidados Continuados Integrados

A UCCI encontra-se em funcionamento desde Dezembro de 2006 e tem como missão assegurar um conjunto de cuidados de saúde e de apoio social, promovendo a autonomia e melhorando a funcionalidade da pessoa, que independentemente da sua idade, se encontra numa situação de dependência.

O seu principal objetivo é promover a reabilitação, bem-estar e qualidade de vida da pessoa com vista, sempre que possível, à sua reintegração sociofamiliar.

Disponibiliza os seguintes serviços:

  • Acompanhamento Médico
  • Acompanhamento Fisiátrico
  • Cuidados de Enfermagem 24h por dia
  • Fisioterapia
  • Terapia ocupacional
  • Terapia da fala
  • Intervenção psicossocial a nível individual e familiar
  • Apoio psicológico
  • Atividades lúdicas e recreativas.

 

Tipologia

Dispõe de 2 tipologias:

Média Duração

Unidade de Média Duração e Reabilitação que se destina a doentes com uma doença de base aguda ou crónica, que se encontrem em fase de recuperação ou necessitem de continuação do tratamento ou de supervisão clínica continuada.
Tem como principal objetivo a reabilitação e a promoção de autonomia a utentes com perda transitória de autonomia potencialmente recuperável. O período de internamento nesta tipologia tem uma previsibilidade superior a 30 dias e inferior a 90 dias consecutivos.

Longa Duração

Unidade de Longa Duração e Manutenção que se destina a pessoas com doenças ou processos crónicos que apresentam diferentes níveis de dependência e diversos graus de complexidade clínica e que não podem ser atendidas no domicílio por falta de apoio social, dificuldades de apoio familiar ou descanso familiar.
Tem como principal objetivo proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência, favorecendo o conforto e a qualidade de vida dos utentes por um período de internamento superior a 90 dias.

 

Processo de referenciação – como pode o doente ser admitido da Unidade

A referenciação para a Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) pode ser feita através de duas formas, dependendo da proveniência do utente:

  • Se está internado num Hospital – Contactar a Equipa de Gestão de Alta (EGA) - Equipa multidisciplinar criada com o objetivo de preparar e gerir a alta hospitalar em articulação com outros serviços, para os doentes que requerem seguimento dos seus problemas de saúde e sociais. Existentes em todos os Hospital do SNS e são constituídas por um médico, um enfermeiro e um assistente social.
  • Se está no domicílio ou em internado em instituição particular – contactar o Centro de Saúde onde pertence – referenciação considerada a partir da comunidade, através do médico, enfermeiro ou assistente social do Centro de Saúde.

A decisão de integração na RNCCI tem sempre de ser validada pela Equipa Coordenadora Local (ECL) da área de residência do utente, consoante os critérios de admissibilidade previstos.