Passar para o Conteúdo Principal

Santa Casa da
Misericórdia

Vila do Conde

Desde 1510 ao serviço da Comunidade.

Viagem a Roma e Vaticano concretiza sonho dos utentes do CARPD de Touguinha

Roma e vaticano   centro touguinha scmvc  16 1  1 900 400
Viagem a Roma e Vaticano concretiza sonho dos utentes do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência de Touguinha da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde

No Vaticano, os utentes, acompanhados pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde e a Direção do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência de Touguinha, conheceram pessoalmente o Papa Francisco.

Os 43 utentes do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência de Touguinha, equipamento social da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, viajaram recentemente até Roma e o Vaticano em dias de memórias inesquecíveis, de 27 a 30 de setembro. Foram três dias intensos de muitas emoções e novas experiências.

No Vaticano, tiveram o privilégio de participar na audiência na Praça de São Pedro, sentados a poucos metros do Santo Padre, que fez referência, publicamente, ao nome deste centro e instituição. Após a audiência, os utentes conheceram pessoalmente o Papa Francisco. Acompanhados pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, Eng. Rui Maia e pelo Diretor do Centro de Apoio à Pessoa com Deficiência de Touguinha, Dr. Sérgio Pinto, tiveram o privilégio de cumprimentar individualmente o Papa, que acolheu o grupo com o seu sorriso e toque das mãos.
O grupo ficou hospedado na Casa San Juan de Ávila, e contou com o apoio de um autocarro e uma carrinha adaptada ao transporte de cadeiras de rodas, para visitar as principais atrações de Roma: Coliseu, Arco de Constantino, Fórum Romano, Praça Veneza, Fonte de Trevi, Panteão, Praça Navona, Basílica de Santa Maria Maior e Basílica de São Pedro no Vaticano, por fora e por dentro, passando também pela Basílica de São João de Latrão, a Basílica de São Paulo e o Circo Máximo.

A experiência desta viagem, realizada de forma inclusiva e acessível para todos, constituiu a concretização de um sonho para todos os utentes, que começou a ser planeado em 2020, quando o centro completou 25 anos desde a sua inauguração.

A angariação de fundos para a viagem foi possível através da realização de diversas atividades, nomeadamente a edição e venda de agendas, a Feira Medieval em Touguinha, a participação na Feira de Artesanato e da Gastronomia de Vila do Conde, contando com o apoio de parcerias e da própria Instituição.

imagem

07 de Outubro de 2022